O que é:
Forma de ingresso na UnB, mediante processo seletivo, para alunos regulares de outras Instituições de Ensino Superior (IES), públicas ou particulares, nacionais ou estrangeiras, para prosseguimento de estudos no mesmo curso ou em curso equivalente, visando ao preenchimento de vagas de graduação ociosas da Universidade.
Entende-se como curso equivalente aquele que confira o mesmo grau de formação e tenha carga horária compatível com o curso pretendido na UnB.

Como funciona:
A seleção dos candidatos é realizada em etapas. A primeira etapa, de caráter unicamente eliminatório, para todos os cursos, será constituída de análise do histórico escolar quanto ao cumprimento, a partir das disciplinas cursadas na IES de origem, de, no mínimo, 25% da carga horária específica do curso de destino e de, no máximo, 75% do total da carga horária exigida para a integralização desse curso e de análise da equivalência entre o curso pretendido e o curso de origem.
A segunda etapa, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cursos é conforme os critérios para seleção e classificação descritos em edital específico e terão como base o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
A terceira etapa é para os cursos que exigem como requisito de ingresso, a Certificação em Prova de Habilidade Específica, obedecido seu prazo de validade.

Quem pode participar:
Aluno regularmente matriculado em Instituição de Ensino Superior, ou em curso reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação, que tenha cumprido entre 25% e 75% dos créditos exigidos para a conclusão do curso, na IES de origem, conforme estabelecido em edital, e que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) conforme especificado no edital do processo seletivo. E para os cursos que exigem como requisito de ingresso, a Certificação em Prova de Habilidade Específica, obedecido seu prazo de validade.

Quando o edital é publicado:
O edital de admissão por transferência facultativa é publicado semestralmente.

Quando é o ingresso:
O ingresso ocorre no semestre seguinte à seleção.

O edital é destinado aos cursos:

Nem todos os cursos são ofertados, apenas aqueles que possuem vagas ociosas definidas em acordo com a Resolução Cepe aprovada em 25/11/2021 e a ser publicada e informados em edital.

 

Sistemas de concorrência:
Ampla concorrência.

Quantas vagas:

Limitado ao número de vagas ociosas por curso, definidas pela aplicação da Resolução Cepe aprovada em 25/11/2021 e a ser publicada e informados em edital.